Como fazer as coisas
Como pescar Xaréu - Material para pescar Xaréu - Iscas - Linhas- Anzóis





Anuncie Neste Site
COMO PESCAR XARÉU
COMO PESCAR XARÉU:

São mais abundantes no litoral das regiões Norte e Nordeste, no Sudeste eles são mais comuns durante o verão, mas é encontrado em todo o litoral brasileiro. No Nordeste, sua pesca é fácil, pois migram do sul para desovarem ali.

O Xaréu pode pesar mais de 23 kg com 1,5 metro, mais encontrado em águas oceânicas até 200 metros de profundidade, já os menores podem ser encontrados a meia água, a aproximadamente 1,0 a 1,5m do fundo. Vivem em cardumes pequenos. Grandes exemplares são encontrados em mar aberto, sendo que os pequenos podem ser capturados dentro de baías.

O xaréu (Caranx hippos) pertence a uma família muito grande, no qual estão inclusos peixes como: xaréu branco, olho de cavalho ou olho de boi, olhete, xarelete, pampo e cernambiquara. Recebe nomes diferentes por todo o Pais (galo de penacho ou guaracimbora, por exemplo).

O Xaréu adulto se alimenta de peixes, principalmente de parati e sardinha, mas também pode se alimentar de lulas, crustáceos e outros invertebrados.
Quando fisgado, o Xaréu faz "ferver" as engrenagens da carretilha, proporciona uma intensa briga por sua voracidade. É preciso boa técnica para tirá-lo da água, pois o Xaréu briga durante uns 25 minutos, promovendo grandes arrancadas.


Você pode pescar o Xaréu em águas rasas e abertas incluindo as praias arenosas, costões rochosos, baías, ilhas oceânicas, ao redor de parcéis, recifes e barcos afundados.
É possível pescar alguns exemplares de um mesmo cardume, mas deve-se tomar cuidado para não ferir nenhum, pois ele levará todo o cardume embora.

Material:
O material recomendado nesse tipo de pesca são varas de 25 a 30 libras de ação rápida com 6'6 a 7'5 pés de tamanho e anzóis de n° 1/0 ao 6/0, linha com 0,40mm de diâmetro.

A carretilha deve ter uma excelente frição e capacidade para no mínimo 200 jardas de backing 30 e 40 libras.

Leaders de fluor carbono de 0,60 a 0,70mm de espessura do tamanho da vara utilizada. O Leader em molinetes deve entrar um metro no carretel, pois quando for arremessar, vai segurar no leader e não no multifilamento, ficando mais confortável e cômodo.

Os Xaréus atacam muitos tipos de fly, porém possuem preferência por flies que se movam rapidamente. Você não deve parar o fly durante o recolhimento, caso contrário os xaréus perderão o interesse.

Para isca natural use Sardinha, paratis e tainha. Artificial: Borboleta Tunão, jigs e plugs de superfície e meia água.

Quando o cardume está na superfície, usa-se plugs ou colheres. Quanto mais rápido a isca for recolhida, mais fácil o ataque. Pode-se levar mais de uma hora para tirar o Xaréu d'água.

Melhor época para pescar Xaréu: Durante todo o ano, desde que a água esteja limpa.



Na pesca de fundeio, devemos ancorar a embarcação antes do local da pesca do xaréu, de forma que a correnteza leve as iscas (não vivas) em direção ao ponto planejado. Usar sardinhas como isca. Podemos usar algumas linhas com bóias mantendo as iscas próximas da superfície, outras com pequenos chumbos para permanecerem em meia-água e mais algumas no fundo.
Faça turismo em Extrema MG - Confira Hotéis em Extrema - Imobiliárias em Extrema

Subir


CONHEÇA EXTREMA EM MINAS GERAIS  Confira!  www.extremaonline.com