Como fazer
Como eliminar cupins. Veja aqui produtos usados. Como prevenir. Cupim fácil de ser exterminado. Cupim de madeira e de solo






Anuncie Neste Site
COMO ELIMINAR CUPINS:

Estes insetos tem distribuição mundial, ocorrendo em áreas tropicais e temperadas na terra.
Cerca de 2.200 espécies de cupins já foram descritas, sendo que no continente americano encontramos aproximadamente 540 espécies distribuídas em 84 gêneros e 5 famílias. Nos Estados Unidos foram relatadas cerca de 40 espécies. No Brasil existe cerca de 250 espécies de Cupins, em sua maioria benéfica.
Apenas 2 espécies de Cupins é prejudicial ao homem, no sentido financeiro, pois destroem materiais:
O Cupim subterrâneo e o Cupim de madeira, que não necessita de tanta umidade.
Os Cupins fazem parte de um ecosistema, devorando arvores mortas na floresta e servindo de alimento para seus predadores, como pássaros, tamanduás e outros.
Como este ecosistema foi desiquilibrado pelo homem, ao eliminar seus predadores naturais e ainda servindo-lhes alimento constante, como construções de madeira sem tratamento químico; madeira enterrada na terra, etc., provocou-se a proliferação em centros urbanos e rurais.
O Cupim subterrâneo, ou Cupim de solo, como o nome já diz, vivem na terra, fazem seus ninhos no solo, ou em lugares com constante fonte de umidade.
Constroem seus ninhos com terra, saliva e fezes. Podem causar estragos em rodapés de casas, por exemplo.
Pode existir vários ninhos subterrâneos ligados entre sí por tuneis, que os proteje de seus predadores, no qual o ninho principal é aquele onde está o rei e a rainha, que são os reprodutores da colônia, que pode chegar a milhões de indivíduos.
As árvores vivas da urbanização podem ser devoradas por este cupim que penetra na planta pela raiz. Desse modo, plantas infestadas que parecem sadias, mas que estão totalmente ocas, podem cair depois de uma tempestade.
Dentre os indivíduos da colônia, temos os cupins alados, conhecidos popularmente como siriris ou aleluias. O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia.
Em virtude das temperaturas mornas e das chuvas, os cupins alados emergem da colônia e voam. Nuvens destes insetos aparecem voando nas luzes de iluminação da cidade, nas lampadas dos postos de gasolina e de casas particulares, entre outras. As revoadas acontecem ao entardecer (depois das 17 hs) e duram poucos minutos. Depois caem no solo, perdem as asas, formam o par de rei e rainha e começam uma colônia nova no interior da terra.
Quando o casal real morre ou adoece aparecem na colônia reprodutores de substituição, que são cupins jovens nos quais ocorre uma maturação das gônadas, resultando no amadurecimento do aparelho reprodutor. Estes reprodutores são reconhecidos por apresentarem tocos de asas no tórax. Uma rainha substitutiva também apresenta abdômen dilatado mas bota menos ovos do que a rainha original.
Já o Cupim de madeira, constrói seu ninho na madeira onde o rei e a rainha vão procriar. Eles irão devorar toda madeira que encontrar, sendo que suas fezes, parecendo um punhado granulados é bem diferente do Cupim subterrâneo, que mal aparece, pois utiliza suas fezes para fazer os túneis, ou se aparecer será em forma de terra fina, comumente encontrado em caixas de luz ou interruptores.
Este Cupim de madeira é mais fácil ser exterminado, pois seu ninho está localizado ali mesmo (um móvel por exemplo), enquanto o subterrâneo faz seus túneis debaixo da terra.
As fezes da Broca, outro inseto que come madeira é parecido com talco, um pó bem fininho.
Você também pode usar o método de ISCA: Colocar caixas úmidas e madeiras velhas num determinado local e após atrair os Cupins alí, aplicar produto químico de efeito retardado, ou seja, eles irão levar este produto pelos túneis, infectando outros indivíduos até o extermínio da colônia.
Muitos produtos são usados para combater esta praga, como: Óleo de Neem; Óleo queimado; Querosene; Óleo diesel, produtos vendidos em casas especializadas, etc, porém, se não for aplicado no ninho principal, onde estão o rei e a rainha, eles voltarão com certeza, por isso a prevenção é o melhor remédio.
Não use nenhum produto sem antes consultar um especialista no assunto, pois é necessário saber a espécie do cupim encontrado.
O Cupim não come outros materiais como fios, plásticos, concreto, metais, etc, mas por terem fortes mandíbulas, desgastam estes materias, se for necessário desobstruí-los, para chegar à sua fonte de alimento que é a madeira. Para não se preocupar em como eliminar cupins, previne! É o melhor negócio.

PREVENÇÃO: Uso de madeiras tratadas durante a construção do imóvel ou montagem dos móveis; Colocação de telas para prevenir a entrada de alados nas áreas internas da estrutura; Proteção da superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas, com o objetivo de tapar frestas e rachaduras onde os cupins possam se alojar; Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas; Não transportar móveis e objetos infestados para outros locais do imóvel.
Antes da Construção: O local da construção deve ser inspecionado e se detectada alguma atividade do cupim Coptotermes havilandi ele deve ser erradicado; O local da construção deve ser limpo de restos vegetais (troncos e raízes) e fragmentos de madeiras.
Durante a Construção: Tratamento químico do solo; Evitar enterrar no solo ou deixar dentro da edificação restos de madeira que não forem utilizados na construção; Utilizar caixas metálicas para a instalação elétrica em substituição às de madeira; Utilizar madeira previamente tratada na edificação; Depois da Construção; Inspeção regular para detecção do ataque de Cupins.
INTERESSANTE Cupins são insetos sociais, ou seja, como as abelhas, formigas e vespas, formam uma colônia. Esta colônia de indivíduos é caracterizada pela especialização de funções, existindo indivíduos responsáveis por tarefas específicas tais como: buscar alimento, reprodução, botar ovos, defender o ninho, dentre outras.
A especialização faz os indivíduos de uma colônia possuírem diferentes formas (morfologia diferenciada, polimorfismo), devidamente adaptadas à função que irão desempenhar. Desta maneira, um indivíduo especializado desempenha apenas um tipo de tarefa, fazendo com que exista uma completa interdependência entre os indivíduos de diferentes funções para a sobrevivência da colônia.
Nota: Se o problema agravar você terá que contratar uma empresa idônea, certificada, que lhe dará garantias do serviço e inspeções periódicas.
Faça turismo em Extrema MG - Confira Hotéis em Extrema - Imobiliárias em Extrema - Restaurantes em Extrema

Subir


CONHEÇA EXTREMA EM MINAS GERAIS  Confira!  www.extremaonline.com