Conheça Extrema MG
Como saber se é ouro - Purificação do ouro - Intoxicação por Mercúrio - Distinguir o ouro.
Como saber se é ouro - Purificação do ouro - Intoxicação por Mercúrio - Distinguir o ouro.

Como saber se é ouro

Anuncie Neste Site

COMO SABER SE É OURO:
Leia todo o texto abaixo. Você vai descobrir como saber se é ouro:
Basta aquecer a mistura ouro-mercúrio (amálgama) a uma temperatura superior a 360 graus Ceusius (temperatura em que o mercúrio é vaporizado). Assim você elimina o mercúrio da mistura e sobra apenas ouro.
O ponto de ebulição do mercúrio é bem mais baixo que o do ouro, ao aquecer, o mercúrio vira vapor, deixando o ouro no recipiente.


O mercúrio é usado como auxílio na purificação do ouro, pelo processo conhecido como "amalgamação". Este metal adere ao ouro metálico formando o amálgama. Posteriormente, o amálgama é aquecido e o mercúrio é vaporizado, restando o ouro puro. Duas formas químicas do mercúrio são as mais comuns: o metilmercúrio (MeHg), uma forma "orgânica" e o mercúrio metálico, facilmente vaporizável.

O uso de mercúrio em jazidas de ouro, com a finalidade de separar o metal precioso do minério bruto, tornou-se um problema ambiental de alcance global. De fato, o mercúrio descartado no processo contamina as águas de rios, usadas para a lavagem dos minérios. Esse metal, pesado e extremamente tóxico, é acumulado nos organismos de espécimes da fauna e da flora. Se peixes contaminados por mercúrio forem consumidos na alimentação humana, há sérios riscos de desenvolvimento de uma doença que ataca o sistema nervoso, chegando, em casos extremos, a ser fatal.
O metilmercúrio acumula-se facilmente em peixes e outros animais silvestres. No homem é absorvido por via digestiva, provocando uma intoxicação crônica com complicações renais e nervosas. O mercúrio metálico é absorvido por via respiratória quando vaporiza-se, na purificação do ouro. Provoca, além dos mesmos problemas renais e nervosos, intoxicações pulmonares.
Mercúrio é um metal líquido altamente tóxico a qualquer forma de vida,sendo utilizado na garimpagem de ouro. Depois de retirado,o cascalho do rio é misturado ao mercúrio liquido.O ouro em pó do cascalho se aglutina ao mercúrio e o resto é jogado fora.Aquece-se então a mistura mercúrio/ouro até que os dois se separam.Durante esse processo, 55% do mercúrio evapora, o restante é jogado fora.


A enfermidade decorrente da intoxicação por mercúrio foi descoberta por ocasião do pior caso de contaminação humana já causada pelo metal, na baía japonesa de Minamata, na década de 50.

O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e de igual maneira cobre.
O mercúrio é líquido por natureza. É por isso que ele é usado nos termômetros já que ele, ao se dilatar por causa do calor, preenche o espaço vazio do vidro indicando a temperatura.


Veja abaixo quanto você vai ganhar:

Se achar ouro: 0,5%:
Qualquer pessoa pode explorar ouro, prata, esmeralda, diamante ou rubi, desde que faça uma solicitação ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A concessão é de quem pedir primeiro. Ou seja, se o vizinho descobrir a mina de ouro no seu quintal, pode fazer o pedido na frente, explorar o seu tesouro e lhe pagar só 0,5% da produção.
Se achar petróleo: 0,5% a 1%:
Leve uma amostra do produto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). Se for mesmo petróleo, o órgão envia técnicos ao local para verificar a viabilidade da exploração. Se a área for aprovada, entra numa rodada de licitações da ANP. A empresa vitoriosa tem direito a explorar o terreno por 35 anos e fica responsável por lhe pagar a sua parte. A portaria que regulamenta o pagamento de 1% do total da produção do terreno ao proprietário foi assinada em setembro de 1998, ano da criação da Agência Nacional do Petróleo. O porcentual foi estabelecido com base em critérios internacionais.
Se achar ferro: 1%:
O procedimento é o mesmo do ouro. A exploração exige no mínimo 3 anos de pesquisa e investimentos de até 100 milhões de dólares. O proprietário da superfície - no Brasil, você só é dono do solo, tudo que está embaixo é do governo - pode brigar na justiça pelo tamanho da indenização, mas não tem direito de impedir a exploração.
Se achar água: 1%:
O procedimento para explorar lençóis de água também é o mesmo do ouro ou ferro. O DNPM tem de ser notificado da existência de qualquer poço que esteja em atividade. Por ser um artigo de menor valor, a fiscalização da água é mais branda. Mas não se engane: ao furar um poço no seu quintal você estará surrupiando a União.
Se achar urânio: 0%:
Temos uma das maiores reservas de urânio do mundo, mas a exploração é monopólio da INB - Indústrias Nucleares do Brasil. A estatal pode desapropriar seu terreno e você não leva nada. Ou seja, é bom pensar duas vezes quando encontrar um tesouro no seu terreno. Talvez valha mais a pena enterrá-lo de volta.
Conheça a cidade de Extrema MG - Hotéis, Imobiliárias e todo comércio de Extrema (clic no Banner acima).


Faça turismo em Extrema MG - Confira Hotéis em Extrema - Imobiliárias em Extrema - Restaurantes em Extrema

Subir


QUER SABER OUTRA COISA ?  Confira!  Como fazer